quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nota do CASESO sobre a reorganização do MESS da Região 4



























Neste final de semana, dias 3, 4, e 5 de junho, alguns centros acadêmicos de Serviço Social da Região 4 estão puxando um encontro auto-intitulado "Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social". Diante desse fato, nós do CASESO-UnB (gestão "Quem Vem Com Tudo Não Cansa") viemos através desta nota prestar alguns esclarecimentos à base de nosso curso e ao MESS.
1. É fato conhecido o ocorrido no último ERESS, implodido de forma irresponsável por correntes que atuam no MESS (MEPR e AE-PT), o que produziu uma total desarticulação entre as escolas de nossa Região e impediu a eleição de uma Coordenação Regional para tocar as lutas e organizar os estudantes da Região 4: no último dia de Encontro, quando seria votada a Coordenação Regional, essas correntes impediram a continuidade do mesmo – por não terem conseguido montar chapa! –, o que gerou uma crise na plenária e um esvaziamento do espaço, visto que muitas escolas tiveram que se retirar para poderem retornar a seus estados. A atual desarticulação das escolas de nossa Região é explicada por esse fato, e essa é uma responsabilidade que recai sobre as correntes que implodiram o último encontro, utilizando para tal métodos despolitizados como a calúnia, e se apoiando na inexperiência de alguns setores presentes.
2. A construção de um encontro como o ERESS deve se dar de forma coletiva e amplamente democrática, e para garantir isso faz-se necessário um fórum prévio, que discuta a forma do encontro, a metodologia adotada, os eixos que serão discutidos etc. Esse fórum é o CORESS: Conselho Regional de Estudantes de Serviço Social. Infelizmente, por não existir uma Coordenação Regional em nossa Região, não houve um CORESS este ano. Houve, sim, uma tentativa de realização do CORESS, que não chegou a ser viabilizado por falta de quórum.
3. A construção do "ERESS" este ano, em função dos problemas apontados, se deu de forma arbitrária: em nenhum momento os atores envolvidos na construção do encontro procuraram o Centro Acadêmico de Serviço Social da UnB para discutir qualquer assunto relacionado ao "ERESS". Não cabe entrar no mérito do esforço dos companheiros na construção desse "ERESS"; o que queremos ressaltar é que não podemos considerar um encontro construído nesses marcos como legítimo.
4. A gestão de nosso Centro Acadêmico comete equívocos, e isso está fora de discussão. O papel da oposição é apontar estes equívocos, e disputar politicamente a direção do curso é um papel que lhe cabe, desde que essa disputa se dê de forma honesta, nos momentos adequados, sem que se utilize para tal métodos como a mentira e a falsificação da realidade. Infelizmente não é isso que tem ocorrido atualmente: assistimos os mesmos atores que protagonizaram a implosão de nosso último ERESS e destruíram politicamente nossa Região acusando a gestão de nosso Centro Acadêmico de impedir a participação dos estudantes de Serviço Social da UnB nos fóruns do MESS! Se esses companheiros, que dizem estar preocupados com a reorganização de nossa Região de fato tem essa preocupação, por que, afinal de contas, implodiram o último ERESS?
5. Reconstruir a Região 4 é uma tarefa importantíssima para o conjunto dos estudantes de Serviço Social, mas não acreditamos que o encontro que ocorrerá sábado reflita essa reconstrução, por todos os elementos apontados nesta carta. Todos os estudantes que queiram ir a esse encontro tem o direito de fazê-lo, e o CASESO convida esses estudantes a apresentar uma lista de nomes à gestão, para que possamos discutir a liberação de bolsas viagem para o encontro.
6. Reivindicamos como espaços legítimos para a eleição de uma Coordenação Regional aqueles previstos no Estatuto de nossa Executiva Nacional, a ENESSO. É preciso construir desde já uma grande plenária da Região 4 para discutir a reorganização do MESS no Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social, que ocorrerá em julho, em São Paulo. Até lá, qualquer suposta Coordenação Regional que venha a surgir será considerada por nosso Centro Acadêmico como ilegítima e artificial.

Centro Acadêmico de Serviço Social - UnB
gestão Quem Vem Com Tudo Não Cansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário