"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres." Rosa Luxemburgo
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Nota da Gestão do CASESO - UnB sobre o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)
Todo ano de ENADE, os movimentos sociais da Educação em todo o Brasil, como a ANEL, a Oposição de Esquerda da UNE e o ANDES, lançam uma campanha de boicote à prova. Fizemos isso ano passado, quando aprovamos em assembleia geral do curso de Serviço Social da UnB o boicote à avaliação. Pela nota que obtivemos, fomos muito vitoriosos em nossa campanha.
O ENADE é uma prova que desconsidera as particularidades regionais das instituições de ensino, coloca em pé de igualdade estudantes dos primeiros semestres e dos últimos, é utilizado como propaganda publicitária para várias faculdades privadas de qualidade duvidosa e estabelece um ranqueamento entre as universidades, destinando maiores verbas àquelas que se saem melhor (quando deveria ser justamente o contrário). É uma avaliação que não se propõe a solucionar os problemas estruturais da Educação brasileira, estando a serviço de uma lógica meritocrática relacionada à implementação da Reforma Universitária no Governo Lula, aprofundada pelo Governo Dilma, juntamente com o PROUNI, REUNI, EaD e demais políticas educacionais de caráter neoliberal, que destroem a Educação pública.
O boicote ao ENADE significa demarcar um posicionamento político d@s estudantes que não concordam com essa prova e acham que é possível construir um novo modelo de avaliação nacional, que esteja a serviço de solucionar o caos do ensino superior brasileiro.
A mídia, que sempre deixou clara a sua antipatia pela universidade pública e pelo Movimento Estudantil, agora utiliza de forma sensacionalista a nota 2 que o Serviço Social da UnB obteve no ENADE para tentar desmoralizar nosso curso. Nós, do Centro Acadêmico de Serviço Social da UnB, afirmamos o contrário: temos muito orgulho dessa nota, pois ela significa que @s estudantes de Serviço Social não se deixaram enganar pelas falsas promessas e ameaças do Governo, boicotando massivamente essa avaliação de mentirinha que é o ENADE
Postado por
Hyago Brayhan
às
10:08
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postagens (Atom)