segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ConvocatóriaCEB


(Conselho de Entidades de Base – Centros Acadêmicos)


Terça-Feira – 13/12/2011

12:00h

Anfiteatro 11 (Campus Darcy Ribeiro)




Proposta de pauta:



1.Informes

2. Aprovação das Atas do CEB do dia 23/11/2011 e 29/11/2011

3. Discussão sobre a Paridade

- Devido a relevância da questão da paridade para a universidade, este CEB terá como temática única a discussão sobre o tema. Será apresentada uma proposta de consulta sobre o tema aos estudantes, que será feita semestre que vem.

Plano de combate ao crack é motivo de polêmica

Em nota, CFESS diz que o “pacto” lançado pelo Governo contraria a Reforma Psiquiátrica


No último dia 7 de dezembro, o Governo Federal anunciou o Plano de Enfrentamento ao Uso do Crack e Outras Drogas, que prevê um conjunto de ações para enfrentar o avanço do crack, o tráfico e as organizações criminosas, ampliar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos/às usuários/as de drogas e aumentar a prevenção. Na cerimônia de lançamento, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a Presidente da República, Dilma Roussef, ressaltaram a urgência de um “pacto” para “vencer o crack”, defendendo a articulação das esferas governamentais e a participação da sociedade civil para este enfrentamento.

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) destaca que uma política de enfrentamento ao uso do crack e outras drogas precisa estar pautada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) público e universal, tão bem referendado pela 14ª edição da Conferência Nacional de Saúde.

Entretanto, o Governo Federal, com este pretensioso “pacto”, escancara mais uma vez a disposição de assumir o investimento de recursos públicos em dispositivos de atendimento organizados por iniciativas privadas que, inúmeras vezes, contrariam os princípios da Reforma Psiquiátrica na perspectiva da luta antimanicomial.

Muitas das instituições “acolhedoras”, que hoje realizam internação de usuários/as, são dirigidas por entidades religiosas e estão reforçando ações moralizantes e distantes dos princípios da política pública de Saúde Mental, voltadas para usuários/as de álcool e outras drogas. Ressalta-se ainda a utilização indiscriminada da internação involuntária e/ou compulsória como a principal estratégia para o enfrentamento do crescimento do uso e abuso de drogas, lícitas ou ilícitas.

Neste sentido, o CFESS vem a público reafirmar seu posicionamento em favor da ampliação do debate sobre os usos de drogas na realidade brasileira na sua relação com a questão social; defender a plena efetivação da reforma psiquiátrica e dos mecanismos de atenção aos/às usuários/as dos serviços de saúde mental, álcool e outras drogas, articulado com o controle social e movimentos sociais; e dizer não à internação e ao abrigamento involuntário e compulsório, reforçando a luta dos movimentos sociais em defesa dos direitos humanos e contra todas as formas de privatização da política de saúde mental.

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014

Convocação para a última reunião de colegiado do ano!

P. quem quer curtir altas emoções nesse fim do semestre:

Ultima reunião de colegiado!

Data: 14 de dezembro de 2011
Horário: 14h
Local: Sala de Reuniões do SER

auta:
1. Aprovação das Atas da 11ª e 12ª Reuniões Ordinárias do Colegiado do SER em 2011;
2. Flexibilização da Jornada de Trabalho dos servidores da Secretaria do SER (ponto de pauta solicitado pelos técnicos-administrativos do SER);
3. Concurso Público para Docente SER/IH – Edital nº 454/2011, referente a reabertura do Edital nº 519/2010;
4. Solicitação de Revalidação de Diploma de Graduação em Serviço Social - Greici Cristhina Justino;
5. Pedido de Matrícula fora do prazo da discente Ana Cecília Granja e Reis, Matrícula: 09/0074327, na disciplina Tópicos Especiais em Pesquisa Social e Serviço Social;
6. Proposta de atividade de extensão “Seminários GENPOSS”, vinculado ao PEAC – Laboratório GENPOSS, sob coordenação da Prof.ª Marlene Teixeira;
7. Proposta de atividade de extensão “Redes sociais e o enfrentamento da Violência contra a Mulher”, vinculado ao PEAC – Laboratório GENPOSS, sob coordenação da Prof.ª Marlene Teixeira;
8. Processo com “Denúncias de assédio moral e psicológico em desfavor de discentes do SER” promovido pela prof.ª Ailta Barros de Souza (ponto de pauta solicitado pela prof.ª Ailta Barros de Souza).