sábado, 20 de agosto de 2011

Nota em Resposta ao Recente Caso de Estupro que Ocorreu as Margens da UNB


Os estupros na Universidade de Brasília parecem estar virando rotina. Só no ano passado, duas estudantes da UnB foram violentadas enquanto tentavam chegar à L2, após saírem de suas aulas. Este ano, na última sexta-feira (19/08), mais uma estudante foi sequestrada enquanto saia do campus Darcy Ribeiro, e estuprada logo em seguida, após ter sido amarrada e ter os olhos vendados. Apesar disso, a Reitoria de Zé Geraldo até hoje não tomou nenhuma atitude concreta no sentido de garantir a segurança das mulheres da UnB, como a contratação de mais seguranças mulheres ou a ampliação da iluminação nos campi. Sua única medida foi firmar um acordo com a Polícia Militar, que agora tem autorização para realizar rondas na universidade, intimidando e até prendendo estudantes, mas não evitando que os estupros continuem ocorrendo.

Atualmente vivemos sob uma ofensiva machista no Brasil, que não mudou com a chegada de Dilma à presidência. Casos como o ocorrido na última sexta-feira se combinam aos recentes casos de violência física e sexual à mulheres no metrô de SP e em outras localidades, evidenciando que o problema tem caráter nacional. Ao mesmo tempo, as mulheres sofrem com a ausência de políticas públicas de combate ao machismo em todo o país.

Diante do ocorrido, nós da ANEL chamamos todas as mulheres da UnB a uma reunião, segunda-feira (22/08), às 12:30, no Ceubinho (Entrada ICC Norte), para articular uma resposta à altura frente aos estupros e a ofensiva machista na universidade!

Chega de estupros na UnB!
Pela contratação de mais seguranças, principalmente mulheres!
Pela ampliação da iluminação nos campi!
Por mais linhas de ônibus dentro do campus!
Fora PM do campus!
Assembleia Nacional de Estudantes Livre - DF

Carta Convite ao Movimento LGBTTT para a Campanha: "10% do PIB Para a Educação Já!" - Em Defesa de uma Educação de Qualidade, Contra a Homofobia e Toda Forma de Opressão.


Neste ano de 2011 vivemos um processo de intensificação das lutas dos movimentos sociais. Várias marchas e revoluções varrem o mundo, que clama mudanças societárias sistêmicas. É de extrema importância que nós LGBTTT's participemos de todas as lutas que reivindicam uma transformação nessa sociedade, tendo em vista que a liberdade é um processo coletivo e que só estaremos libertos das amarras da opressão quando toda a sociedade estiver livre dela. Nessa quarta-feira, 24 de agosto de 2011, uma nova luta se torna concreta. Pessoas de toda o Brasil estarão a caminho de Brasília para reivindicar melhorias na educação, é a campanha "10% do PIB Para a Educação Já", que foi formada através de uma aliança entre várias organizações sociais, dentre elas o ANDES, ANEL, MST, MTST, CNESF, INTERSINDICAL, FENASPS, COBAP, ASSIBGE-CN, UST, SINASEFE, CEPERS... . É de suma importância que nós LGBTTT's participemos deste ato em defesa da educação. Nas escolas nós temos vários casos de homofobia e nada é feito para que isto mude. O governo se recusou a elaborar e a entregar um projeto de combate a homofobia comprometido com o movimento LGBTTT, e também se negou a mobilizar sua bancada que é maioria no congresso para á aprovação da PLC 122, trocando o projeto de lei pela a cabeça do ministro Palocci. Nós precisamos de uma educação que discuta a questão da homofobia, racismo, machismo, e etc! Nós precisamos de uma educação de qualidade! Nós precisamos de Escolas e Universidades sem homofobia e laicas! Para isso acontecer, precisamos defender a educação brasileira que nesse momento vive um agravamento de uma crise de precariedade, precisamos de um aumento de 10% de investimento do PIB para a educação para uma revolução na educação brasileira, e precisamos que essas mudanças ocorram agora, já que é nesse momento que LGBTTTs sofrem violentamente com a homofobia nas escolas e é no presente em que temos 10% da população brasileira analfabeta (sem contar os analfabetos funcionais). Tragam suas bandeiras e compareçam no Mané garrincha as 09h do dia 24/08/2011. Todos juntos por uma educação, crítica, revolucionária, de qualidade e sem opressões! Teremos ônibus saindo da UNB as 8:30. Entrem em contato para mais informações comigo:
Hyago Brayhan - 98018234
hyago_brayhan@hotmail.com
CASESO -UNB
Gestão Quem Vem Com Tudo Não Cansa
ANEL - DF!