A formação profissional é um tema que envolve uma série de debates como a avaliação do curso, como se dará o ensino-pesquisa-extensão, como serão os estágios. Assim sendo, uma das tarefas primordiais do nosso CA é debater nossa formação profissional. No ano passado foram várias as iniciativas sobre esse tema. As duas calouradas realizadas trouxeram o debate do prejeto-ético-político do serviço social, apresentaram os grupos de pesquisa do departamento e também as entidades do SS, como ABEPSS, CEFESS, CRESS e ENESSO. Contribuiu para esse debate, também, o pré-ENESS realizado no Diurno e Noturno, além do repasse feito em assembleia geral pelos estudantes que participaram do encontro. Mas achamos que há muito caminho ainda a ser trilhado nessa área.
Nesse momento estamos vivendo uma crise no nosso departamento: bem antes do final do mandato a gestão do departamento abandonou suas funções de forma irresponsável. Assim sujeitou ao curso um nível de instabilidade e insegurança quanto ao fechamento desse semestre e a matrícula do próximo.
Também foram marcantes os problemas relacionados ao estágio. Muitos foram os estudantes prejudicados, ora pelas debilidades do próprio departamento, ora pelo descaso da universidade. Esse tema foi pautado em assembleia, mas achamos que é pouco. Desde já devemos impulsionar um processo de mobilização que reivindique uma coordenação de estágio. Assim, teríamos uma (o) professora (o) responsável por essa tarefa coisa que não temos hoje
Reforçar e defender o Projeto Ético-Político hegemônico do Serviço Social na nossa Formação Profissional, expresso nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, aprovado em 1996 pela categoria, no Código de Ética do Assistente Social e na Lei de regulamentação da Profissão, ambos aprovados em 1993 e baseados na teoria social crítica e dialética.
- Promoção de debates integrando os estudantes de Serviço social na Participação das diversas áreas de atuação da profissão.
- Acompanhamento da formulação da política nacional de estágio a ser formulada pela ABEPSS fortalecendo este espaço e discutindo os documentos básicos aprofundando os debates sobre a nova lei de estágio e a resolução 523/08 do CFESS de supervisão de estágio. Para isso defendemos a garantia de uma supervisão de qualidade, mas também mais supervisores e mais postos de estágios e também a garantia dos estágios não obrigatórios.
- Fortalecer o papel da representação estudantil na ABEPSS na nossa região.
- Reafirmar a importância do ensino pesquisa e extensão no Serviço Social.
- Construir conjuntamente com o departamento a política de estágio e extensão, pautando as diretrizes curriculares da ABEPSS e enfatizando a descentralização de área com o intuito de assegurar qualidade do estágio na construção da identidade profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário