domingo, 16 de janeiro de 2011

- Construir, nas lutas, um novo movimento estudantil



ENESS 2010
                               A experiência de participar do ENESS no ano passado mostrou a necessidade de seguirmos avançando na articulação do CASESO com o restante do movimento estudantil de serviço social, seja ele em nível nacional ou em nível local. Infelizmente o nosso último encontro regional de estudantes de serviço social - ERESS foi implodido por setores irresponsáveis do movimento estudantil, resultando em uma desarticulação da nossa região. É preciso somar esforços para reverter essa realidade.
                               Diante do cenário de avanço das reformas neoliberais que precarizam a educação pública brasileira além de todas as ações de corrupção do governo. Vimos, no último período, o movimento estudantil ser dividido entre aqueles que seguiram pintando suas caras com a expressão da garra da juventude que ousa lutar e os que abandonaram as bandeiras de luta e passaram a ser fantoches dos governos e das reitorias. Foi vergonhoso o papel que a majoritária da UNE cumpriu apoiando a expansão sem qualidade das universidades, se negando a apoiar a luta pelo Fora Sarney e contra a corrupção, inclusive saindo às ruas pra defender os mensaleiros de 2005. Hoje muitos estudantes do curso estão na luta contra o aumento dos salários dos parlamentares. Onde está a majoritária da UNE?
                               Somos uma chapa formada por estudantes que constroem um campo de esquerda em nível nacional e local. Participamos da Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (ANEL), uma nova entidade do movimento estudantil. E, também, da oposição de esquerda da UNE. O nosso compromisso é de fortalecer o processo de reorganização do movimento estudantil. Para tanto, propomos um debate democrático contínuo e abrangente sobre tais entidades. Nos comprometemos em atuar nos espaços onde exista estudantes que queiram lutar e transformar a realidade da educação pública brasileira.
Pela reconstrução da nossa região!
Participação em todos os fóruns do movimento estudantil de serviço social!
Participar dos fóruns nacionais do ME! Garantindo intervenção orgânica na ANEL e na oposição de esquerda da UNE. Fortalecendo a reorganização dos estudantes!
Participar das mobilizações dos movimentos sociais , reafirmando a nossa aliança entre trabalhadores e estudantes!
Lutar contra a terceirização! Contra os contratos precarizados na UnB! Pela incorporação dos trabalhadores terceirizados no quadro da universidade a fim de garantir os seus direitos! Continuar presente em suas lutas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário