Está chegando a reunião entre ANEL e a esquerda da UNE!
Seminário Unitário em Uberlândia - Outubro 2010
Em 2010, parte importante das entidades e agrupamentos de esquerda que atuam no movimento estudantil brasileiro reuniu-se na Universidade Federal de Uberlândia para debater os rumos da educação no país e estreitar seus laços de unidade. Como resultado, foi firmado um calendário de ações comuns, representando um compromisso pela unidade dos setores combativos entre os estudantes.
Para este ano, segue colocada a tarefa de juntar esforços em prol da disputa da consciência e mobilização da juventude. Em 2011, inicia-se o período de um novo governo, porém, o descaso com a educação permanece. Após a desmoralização completa das metas do antigo PNE, o anúncio da nova edição do plano confirma o rebaixamento – mesmo no campo das promessas – do horizonte estratégico da educação brasileira.
Por outro lado, se a disputa ideológica da sociedade é tarefa a ser assumida por esse mesmo campo que se reuniu em Uberlândia, sobram motivos para que articulem uma resposta a fatos políticos que indignaram a classe trabalhadora neste início de ano. O aumento nas tarifas de transporte e as enchentes nas cidades, contrapostos ao aumento do salário dos deputados e da própria presidente, vão compondo uma pauta de debates que impõem a necessidade de serem apresentados aos novos estudantes das universidades e escolas brasileiras.
Felizmente, aprovamos no Seminário de Uberlândia realizar no início das aulas que se aproxima a calourada nacional unitária, tendo ficado os DCE’s da UFRJ e da UFF responsáveis pela tarefa. Essa iniciativa pode preparar as perspectivas de luta para todo o ano. Igualmente, a construção dos atos do dia 8 de março, dia da luta da mulher, também é tarefa que assumimos em Uberlândia e que merece ser cumprida – no marco da luta contra o machismo nas universidades e na sociedade.
No sentido de preparar a execução dessas tarefas, convocamos o conjunto das entidades que vêm sendo parte dessa articulação a se reunirem no próximo dia 13 de fevereiro, domingo, no Rio de Janeiro. Na verdade, desejamos sinceramente assistir à ampliação dessa unidade. Nesse sentido, além de saudar o da DCE-UFAL, UFF, UFRJ e UNICAMP, por já terem aprovado sua participação, seria oportuníssimo contar com a presença dos DCE’s da USP, UFMG, UFPA, UFRGS, UFC, UFSC, além dos demais DCE´s pelo país que a esquerda está presente.
Participe: já é hora de preparar a delegação da sua entidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário